T¿icas para avalia¿ do consumo e digestibilidade em ruminantes

T¿icas para avalia¿ do consumo e digestibilidade em ruminantes : Utiliza¿ de indicadores internos e externos na avalia¿ de par¿tros digestivos em bovinos

By (author)  , By (author)  , By (author) 

Free delivery worldwide

Available. Dispatched from the UK in 3 business days
When will my order arrive?

Description

Determinar o valor nutritivo dos alimentos tem sido objetivo de diversos estudos envolvendo animais. No entanto, a avaliação desses alimentos é um desafio para os nutricionistas. Neste contexto, o estudo da digestibilidade, consumo e produção fecal é uma prática imprescindível na formulação de dietas para os animais. A determinação direta da produção fecal, conhecida como coleta total de fezes in vivo é um processo dispendioso, requer controle da ingestão e excreção diária, adaptação de animais em gaiolas ou baias, ou a bolsas coletoras em animais à pasto, o que pode ser inviável em algumas situações. Apesar dos procedimentos in vivo terem suas limitações em alguns casos, os mesmos continuam como referência, tanto na avaliação dos alimentos, como na validação de métodos alternativos de determinação. No sentido de desenvolver alternativas que possibilitem estimar a produção fecal, digestibilidade, e indiretamente o consumo, foram propostas às técnicas dos indicadores, que são monitores químicos segundo Owens e Hanson (1992) para determinação quantitativa e qualitativa de fenômenos fisiológicos e nutricionais.
show more

Product details

  • Paperback | 60 pages
  • 150 x 220 x 4mm | 105g
  • Portuguese
  • 6139626765
  • 9786139626762

About Elo¿ O. S. Saliba

Aguiar e Silva, Filipe
Formado em Zootecnia em 2010 pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Nutrição Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente atua com consultorias em fábricas de rações.
show more